top of page

As múltiplas facetas de Percival Tirapeli


Foto: J.E.H.

De 20 de junho a 15 de julho de 2015, o Instituto de Artes (IA), Câmpus de São Paulo, recebeu a retrospectiva 'Arte sobre Arte', que celebrou os 40 anos de atividades plásticas e didáticas do professor do IA, pesquisador e artista Percival Tirapeli. Mais de 80 de suas obras foram distribuídas na Galeria de Arte e por outros espaços do Instituto.

O material foi montado na ordem cronológica, desde obras da primeira exposição do artista em 1968, em Aparecida (SP), experimentos com xerox, em 1973, e exposições no MAC (Museu da Arte Contemporânea) da USP. Merecem destaque peças de instalação feita para uma sala na Bienal de Artes de São Paulo, de 1977, e criações com forte presença da figuração, com temas da mitologia grega, nos anos 1980.

Barroco revisitado. Foto: J.E.H.

A exposição foi uma excelente oportunidade de conhecer um apaixonado por arte sacra que, desde seus 15 anos, cuidava de um museu, em Aparecida, no Seminário de Santo Afonso. Em meados dos anos 1960, junto com padres da região, Tirapeli foi recolhendo imagens que estavam nas capelas das antigas fazendas do Vale do Paraíba, reunindo um material hoje guardado e preservado no museu que fica na Torre da Basílica de Aparecida.

Foto: J.E.H.

O conjunto reuniu também obras abstratas, esculturas, gravuras, heliografias e livros de Tirapeli. Foi possível assim verificar como Pesquisa, Ensino e Publicação caminham juntos em uma carreira marcada pela busca constante de novos dados sobre a arte barroca, pela procura de inovações em sala de aula e por uma intensa produção bibliográfica sobre os patrimônios culturais brasileiros.

A capacidade de gerar livros e de orientar dissertações e teses acadêmicas esteve sempre ao lado da criação artística. Isso pode ser verificado, por exemplo, em pinturas feitas para uma exposição sobre os 500 anos do Brasil em Roma. São trabalhos com um forte viés antropofágico, onde figuras de indígenas aparecem amalgamadas a símbolos da cultura ocidental.

Em boa parte dos trabalhos é possível ver um diálogo do artista Percival com o pesquisador do barroco Tirapeli. As suas obras são em geral repletas de movimento e de cor, o que as faz conversar com a expressão pictórica de Peter Paul Rubens, um dos maiores representantes do barroco na Europa do século XVII. Porém, a dramaticidade e a figuração de Caravaggio um dos mais notados pintores italianos, atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610, também se fazem presentes, assim como a alegria rococó de Tiepolo (1696-1770).

O IA recebeu ainda uma instalação que discute o processo de correção e edição dos textos praticado por Percival inúmeras vezes ao longo de sua trajetória. Foram reunidos, por exemplo, uma carteira do grupo escolar de Tirapeli, uma máquina de datilografia e todos os livros do professor/artista/pesquisador ao longo de 15 anos de publicações.

A exposição contou com o acervo pessoal de Tirapeli, já que ele conseguiu guardar dois ou três trabalhos de cada exposição feita, e obras de colecionadores cedidas especialmente para a ocasião. Assim, o conjunto reuniu 40 anos de carreira de artista plástico e 28 anos de atuação como professor da Unesp, numa trajetória também cristalizada no lançamento do livro 'Arte sobre a Arte na obra de Percival Tirapeli', em que artistas e críticos de arte falam sobre a sua produção.

Tirapeli e seu autoretrato feito a quatro mãos. Foto: J.E.H.

Mesclando as suas raízes, fincadas no Vêneto, região do nordeste da Itália, de onde são seus antepassados e que visitou várias vezes, o seu tronco de desenvolvimento, a infância passada no universo sacro do Vale do Paraíba, com Aparecida como centro motriz, e as suas folhas que se multiplicaram espalharam numa ampla carreira na docência universitária e como autor de livros de artes, a exposição de Percival Tirapeli no IA não deve ser reduzida a uma jornada formal ou estética. Trata-se da apresentação de uma vivência em que a busca pela simplicidade libertadora convive em harmonia com a intelectualidade e as referências obtidas ao longo do tempo.

Oscar D'Ambrosio, Doutor em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Mackenzie e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. É assessor-chefe da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Daniel Patire, jornalista, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

Foto: J.E.H.


bottom of page